terça-feira, 14 de junho de 2011

Dez dicas para reformar pequenos espaços



 Em nosso post do Beabá de hoje contamos com a colaboração do arquiteto Glaucio Gonçalves, com preciosas informações sobre reformas em espaços pequenos. Se estiver você tem um apartamento, casa, cômodo pequeno e estiver na ânsia de mudar, vamos lá! Leitura destas dicas e mãos à obra.
Com os apartamentos cada vez menores, fica difícil conseguir espaço e, principalmente, deixá-lo bonito, amplo e aconchegante. Tudo que ninguém quer é aquela impressão de que móveis e objetos estão empilhados, mais parecendo uma enorme bagunça. Na hora de iniciar a reforma, vários aspectos devem ser analisados antes de sair mexendo em tudo. O arquiteto e designer Glaucio Gonçalves, fundador do EB-A – Espaço Brasileiro de Arquitetura –, dá algumas dicas.
  1. Leve em consideração todos os hábitos, hobbies e necessidades de quem mora no espaço;
  2. Não se esqueça do estilo – pense naquilo que mais tem a ver com a sua personalidade;
  3. Faça um levantamento do mobiliário existente. Tente reaproveitá-lo, dando novo uso ou aparência a eles;
  4. Faça uma estimativa dos gastos para adequar o projeto às necessidades;
  5. Caso a reforma seja realizada em todo o apartamento, faça um planejamento para que seja executada em etapas;
  6. Decore deixando os espaços funcionais e práticos para que no dia a dia fique o mais organizado possível;
  7. Integre a cozinha à sala e à área de serviço, se for o caso. Assim, consegue-se uma maior amplitude e iluminação;
  8. Crie ambientes aconchegantes através de uma iluminação adequada;
  9. Separe os ambientes de forma sutil, seja através de cortinas em voal, com o auxílio do mobiliário ou apenas por diferentes tipos de piso;
  10. Utilize materiais e revestimentos de fácil aplicação, como papel de parede, laminados e cortinas. Além de serem práticos, permitem uma mudança rápida e de impacto.
Sobre Glaucio Gonçalves - Arquiteto-fundador (@arq_Glaucio_EBA no Twitter e  facebook.com/arq.GlaucioGoncalves) do EB-A – Espaço Brasileiro de Arquitetura, possui formação técnica pelo Liceu de Arte e Ofícios de São Paulo, tem especialização em Planejamento de Empreendimentos Sustentáveis – ANAB Brasil e é professor de design interiores. Atualmente está cursando pós-graduação em Administração de Empresas para Engenheiros e Arquitetos na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Com experiência de seis anos como consultor imobiliário, o arquiteto atuou em empresas como Abyara Planejamento Imobiliário, além de construtoras como Sthulberger Engenharia, entre outras. Desenvolveu projetos para empresas como Esso Angola, LNG de Angola, entre outras.

Sobre o EB-A – O Espaço Brasileiro de Arquitetura (EB-A) (www.eb-arq.com e @ebarq no Twitter) mostra uma arquitetura diferenciada, inovadora e baseada em alguns aspectos da sustentabilidade. Sua equipe é formada por profissionais altamente capacitados para o desenvolvimento de projetos voltados aos mais diferentes segmentos: residenciais e comerciais. O EB-A atua em todo o território nacional, na África, onde desenvolve projetos para clientes do ramo petrolífero e é parceiro da Ordem dos Arquitetos de Angola. Criatividade, inovação e ousadia a cada projeto. Essa é a missão do EB-A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário