terça-feira, 10 de abril de 2012

O seu nome também é uma marca – por Rafael Koshima







Como podemos notar no mercado existem algumas marcas com um grande poder sobre a população. No dia 22/03/2010, por exemplo, foram publicadas as 500 marcas mais valiosa do mundo, pesquisa realizada pela Brandirectory. Com o crescimento que o Google tem mostrado a cada ano, não foi uma surpresa conquistar a 1° posição no ranking.
Como o Google, nosso nome está no mercado e possivelmente sendo avaliado por alguma empresa, pessoa ou qualquer um que se interesse pelo seu trabalho. Sendo assim devemos ter muito cuidado ao assinar ou publicar nosso nome em alguma mídia ou documento.
Uma característica das empresas de grande porte é o posicionamento. Para quem não sabe o que é posicionamento, vou explicar: qual sua opinião sobre os produtos da marca SONY, CANNON, IPOD? Com certeza você pensou em produtos de qualidade e que são produtos TOP de mercado, o posicionamento de uma empresa é a forma com que os consumidores vêem aquela marca e logicamente que para esse consumidor chegar a tal conclusão ouve um processo de ações de marketing.
E é assim que todos os profissionais devem fazer, posicionar seu nome no mercado como se fossem uma empresa. Alguns professores que tive na universidade me disseram o seguinte: “nunca entre em um reality show, a não ser que ganhe”, pois quando sair sempre será lembrado como perdedor mesmo que fique em 2° lugar, e qual a empresa quer um perdedor?
E para quem está entrando no mercado, tenha um posicionamento de “jovem talento” agregue valor ao seu nome, participando de projetos, eventos importantes, se inspire em pessoas que “todos” conhecem como grande profissional.
Vou citar algumas pessoas que realmente vale a pena conhecer um pouco: Bill Gates fundador da empresa Microsoft, já foi considerado o homem mais rico do mundo, Mark Elliot Zuckerberg fundador do Facebook reconhecido em 2010 como “Personalidade do Ano”segundo a Time, Eike Fuhrken Batista o único brasileiro entre os 10 mais ricos do mundo com uma fortuna de 30 Bilhões e um último exemplo Marcos Roberto Silveira Reis meu ídolo pessoal, que não poderia deixar de estar aqui 20 anos em um único clube e campeão da Copa do mundo de 2002 com a seleção Brasileira. Não importa em quem você vai se inspirar, o importante é o que ele fez para merecer isso, nunca esqueça: seu nome é sua marca.
* Rafael Koshima é publicitário. Artigo publicado originalmente no portal Vitrine Publicitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário